O

O tripé e a cabeça é, juntamente com a câmera e a objectiva, é um dos elementos mais importantes para o nosso trabalho.

Conjunto Tripé + Cabeça

Seja no exterior ou no interior, seja em situações de muita ou pouca luz, e o facto de se usar menores aberturas do diafragma (maiores números de f/stop) e consequentemente podermos ter maiores tempos de exposição fazem do tripé um dos elementos indispensáveis para um fotógrafo de arquitectura. O seu uso permite o correcto nivelamento da câmera, ajustes precisos no nosso enquadramento e composição, obter imagens mais nítidas e acionar o obturador quando acharmos mais conveniente. Devemos igualmente garantir que o nosso tripé é estável e suporta o peso da nosso equipamento (câmera e objectiva) mais a cabeça para que as imagens não saiam tremidas.

A cabeça que usamos é tão importante quanto o próprio tripé pois deverá ter a capacidade de suportar o conjunto câmera e objectiva. Existem vários tipos de cabeça mas os mais importantes são a de Rótula e a 3D/Articulada. Cada uma apresenta as suas características pelo que deveremos escolher a que melhor se ajusta ao nosso gosto pessoal.

As de Rótula incluem um único mecanismo de controlo e fixação para mover a câmera em qualquer direcção, sendo mais rápidas para alinhar.  As 3D Articulada, não serão tão rápidas mas permitem um ajuste mais preciso devido aos dois mecanismos de controlo para o plano horizontal e para o plano vertical.

O investimento neste dois acessórios (tripé e cabeça) não deve ser descurado e visto sim como um investimento de longo prazo, pelo que, a escolha deve recair em equipamento de excelente qualidade.

L-Bracket

Este acessório simplifica bastante a transição de uma imagem do formato horizontal para o formato vertical, ao mesmo tempo que mantém o centro de gravidade do conjunto câmera e objectiva sobre o centro do tripé. É um investimento a ter em conta.

O sistema Arca-Swiss deverá ser o primeiro que nos vem à cabeça. Existem variadíssimos preços e marcas, e embora, existam modelos universais o ideal será usar um modelo específico para a nossa camera, com o inconveniente de sermos obrigados a fazer um novo investimento ao adquirir uma nova.

A Manfrotto possui alguns modelos para os seus sistemas de pratos de libertação rápida. Ajustam-se a diferentes modelos de cameras, mas têm o inconveniente de termos de realizar ajustes consoante o conjunto camera e objectiva usado.

Para quem gostaria de usufruir do sistema da Arca-Swiss mas usa cabeças da Manfrotto com o sistema RC2 existe a possibilidade de adaptar este sistema com o adaptador da Haoge.

Cabeças Panorâmicas

Um dos métodos para a realização de imagens panorâmicas é através do recurso de uma cabeça específica (ou adaptadores de pontos nodais) e que é desenhada para preservar a perspectiva e facilitar o alinhamento da câmera ao fotografar em sequência.


Os links apresentados na publicação acima contêm “link de afiliados”. Isto significa que se clicar no link e comprar o artigo, irei receber uma pequena comissão de afiliado. Esta é uma excelente maneira de apoiar este blog sem nenhum custo adicional  para si. No entanto, apenas recomendo artigos que uso, usei ou experimentei e acredito que irá acrescentar valor aos leitores desta publicação.