Processo


FOTOGRAFIA DE GARRAFAS E BEBIDAS

Introdução

A fotografia de garrafas e bebidas, embora possa parecer simples, é, na verdade, um dos tipos mais complicados de fotografia de produto profissional, pois iluminamos uma superfície extremamente refletora. Cada janela, parede(s) e até a própria camera ficam “impressas” no vidro da garrafa.

A fotografia de garrafas e bebidas tem muito a ver com o controlo dos reflexos, uma excelente iluminação, o correto posicionamento para que a camera possa capturar a forma da garrafa, a cor/matiz do seu conteúdo. A seleção da objetiva e paciência são também elementos cruciais para o sucesso deste tipo de fotografia de produto.

Além da típica fotografia com fundo branco, usual em catálogos impressos e lojas de comércio eletrónico, existem outras maneiras de destacar o seu produto recorrendo a fotografias mais criativas. Este tipo de fotografia de garrafas e bebidas serve o seu propósito, mas podem parecer demasiado genéricas.

Fotografia de Garrafas e Bebidas - fotografia de vinho tinto alentejano - fotografia de vinho português - © Bruno Braumann

Que tal incluir cores semelhantes ou complementares ao rótulo? Talvez um fundo preto, com uma luz de contorno fina para destacar a garrafa, torná-la mais tridimensional, proporcionar um ar mais sofisticado e uma sensação de elegância e requinte? Vale a pena avaliar diferentes opções para encontrar o que funciona.

Fotografia de Garrafas e Bebidas - fotografia de vinho tinto alentejano - fotografia de vinho português - © Bruno Braumann

Se pretende adicionar mais interesse à sua fotografia de garrafas e bebidas é importante apresentar o seu produto em cenários. Este tipo de fotografia torna a sua função mais óbvia, chama a atenção e ajuda os seus clientes a relacionarem-se mais rapidamente com o produto do que uma simples fotografia.

Fotografia de Garrafas e Bebidas - fotografia de produto profissional - fotografia de vinho tinto alentejano - fotografia de vinho português - © Bruno Braumann

Processo

Preparação

Antes de começar a sessão de fotografia de garrafa é indispensável limpar a garrafa para remover quaisquer marcas oleosas, impressões digitais e pó da superfície que são facilmente captadas pela camera.

Será igualmente necessário remover os rótulos, pois devido ao processo de colocação estes nunca estão como devem estar para fotografar. Os de trás, em garrafas transparentes, têm sempre de ser removidos, pois criam uma zona escura que impede a passagem da luz.

Para finalizar aplica-se um revestimento de acrílico. Para além de outras vantagens a aplicação deste revestimento permite controlar/reduzir mais facilmente alguns dos reflexos que queremos evitar.

Durante a Sessão

Após definir-se a posição da garrafa e o ponto de vista correto divide-se a fotografia de garrafas em 3 elementos, resultante dos diferentes materiais envolvidos: o fundo (branco, preto ou outro), a própria garrafa e o rótulo.

O fundo será iluminado uniformemente por trás para que a garrafa fique em silhueta e, no caso de garrafas transparentes, iluminar/revelar o seu conteúdo. Por vezes negligenciado, é importante garantir nesta fase que não ocorre perda de definição do contorno da garrafa.

Segue-se a iluminação da garrafa, que nunca deverá ser apontada diretamente à garrafa. Deverá sim, ser criado um gradiente do lado esquerdo (de quem vê) da garrafa que por sua vez deverá estender-se/prolongar por todo o comprimento da mesma criando assim uma perceção maior de tridimensionalidade.

Por fim, segue-se a iluminação do rótulo recorrendo à iluminação extra para o rótulo de modo a garantir que este não só se apresenta nítido, mas como também revela a sua textura, o seu relevo e a sua cor.

Pós-Produção

É durante esta fase que se irá aperfeiçoar a fotografia de garrafas e bebidas. É aqui que se irá trabalhar em vários detalhes, seja o recorte da garrafa para eliminar o fundo e para que a garrafa “flutue”, reenquadramento, remoção de imperfeições, entre outras melhorias e assim comunicar o valor do seu produto.

Entrega

As fotografias serão enviadas, no formato digital em alta resolução (para impressões, folhetos, catálogos, etc.) e em baixa resolução (para o ‘website’, redes sociais e newsletters).

Notas Finais

O meu objetivo é oferecer-lhe um serviço de qualidade e trabalhar até ao último detalhe para melhorar o impacto da sua marca/produto e com isso cativar os seus clientes e atrair novos.

 

FOTOGRAFIA DE COMIDA

Introdução

A fotografia de comida profissional é um ingrediente essencial para um restaurante/negócio de sucesso. Se precisa de fotografia de comida profissional para o sua ementa, livro de receitas, anúncios ou ‘website’, posso criar imagens deliciosas para todas as suas necessidades de ‘marketing’.

Também estou disponível para fotografar o seu restaurante.

Processo

– Antes de cada sessão fotográfica é importante realizar uma consulta para definir um plano e discutir o objetivo da sessão, datas propostas, número de imagens, estilo das imagens/comida, necessidade ou não de um food stylist, quais os adereços que vão ser usados em cada prato e local.

Fotografias de referência são aconselháveis e sempre bem-vindas, mas lembre-se que o objetivo deve ser criar algo novo e único. Quero transformar as fotografias da sua comida numa obra de arte culinária!

– Envio do orçamento detalhado (se assim se justificar) e indicação do número de dias necessários.

Todos os adereços utilizados nas fotografias são da sua responsabilidade, sejam eles fundos, toalhas, bases, talheres, copos, ingredientes, etc.

– Após aprovação do orçamento, sujeito a confirmação da disponibilidade, será enviado o contrato para oficializar o acordo.

– No dia da sessão, após chegada ao local e instalação da iluminação, será feita uma reunião final com o cliente sobre a lista das fotografias a realizar.

Cada fotografia de comida será trabalhada na ordem combinada com o cliente, devendo este aprovar a fotografia de comida captada antes de passar para a próxima. Caso não seja aprovada, irei fotografar até que seja aprovada.

Após concluída a sessão deverá ser feita uma revisão final das imagens a serem entregues.

– Após a sessão, as fotografias serão sujeitas a processamento digital e retoque através do Capture One / Photoshop.

– As fotografias serão enviadas, no formato digital em alta resolução e em dimensão apropriada para uso na ‘web’, no prazo máximo de 48h, sendo a única exceção se houver necessidade de retoque detalhado.

Notas Finais

Pode parecer muito, mas este é um processo de colaboração de modo a garantir que decorre com tranquilidade e que no final o cliente recebe as imagens que irão destacar os seus pratos aos seus clientes. O meu objetivo é tornar todo este processo o mais fácil possível para os meus clientes e que as imagens criadas superem as suas expectativas.

Durante a sessão irei recorrer, quase exclusivamente, de iluminação de estúdio e de modificadores que me permitem moldar a luz e fotografar em todas as condições.

O uso (exclusivo) de luz natural no decorrer de uma sessão fotográfica não é de todo adequada, por isso, tenha cuidado, com fotógrafos de comida que recorrem só/exclusivamente da luz natural, eles simplesmente não sabem usar iluminação de estúdio.

 

Entre já em contacto!