O

Os acessórios são igualmente importantes na prática da fotografia de arquitectura e tornam o nosso trabalho ainda mais fácil.

Disparador Remoto

Mesmo com o tripé mais estável existe sempre o risco da câmera se mexer quando pressionamos o botão do obturador, o que torna o disparador remoto um acessório importante para evitar vibrações na câmera. O disparador mais recorrente é na forma de cabo, mas existem também versões sem fio (rádio e infravermelhos). Existem também versões que permitem controlar a câmera através de aplicações via smartphone ou tablet.

Outra alternativa para evitar vibrações é recorrermo-nos do auto-temporizador da câmera e defini-lo para um mínimo de 2s.

Filtros

É um acessório que permite manipular as cores e/ou efeitos da luz antes mesmo de se tirar a fotografia. Tem também a função de proteger as objectivas.

Na era digital o seu uso tem perdido alguma relevância devido à facilidade com que os mesmos efeitos podem ser criados em pós-processamento. Apesar de tudo, alguns efeitos criados pelos filtros não podem de todo ser criados digitalmente.

Quanto maior for a qualidade dos filtros, menor será o risco de reduzirmos a qualidade da imagem.

  • UV

Têm como objectivo filtrar a radiação Ultra Violeta, apesar de serem invisíveis ao olho humano, os raios UV são responsáveis por produzir o efeito de véu atmosférico e o uso do filtro UV reduz este efeito em ambientes onde há excesso de radiação UV, produzindo imagens mais nítidas.

  • Polarizador

Usados para eliminar os reflexos e isolar objectos que estão molhados, debaixo de água ou atrás de uma janela, são também são usados para produzir um escurecimento significativo do céu azul e para acentuar os contrastes entre as cores, principalmente em fotografias sob luz directa do sol. Um filtro polarizador terá o seu efeito máximo quando uma linha de vista é perpendicular à direcção do sol. O ângulo em que a luz é filtrada, é controlado pela rotação do polarizador sobre ele próprio, e a intensidade do efeito de polarização é controlada pelo reposicionamento da linha que a câmera faz relativamente ao sol.

  • ND (Densidade Neutra)

Provoca uma redução uniforme da quantidade de luz que incide sobre o sensor da câmera. Usa-se geralmente para reduzir o valor de exposição (EV) com o propósito de obter combinações de abertura de diafragma e tempo de exposição mais adequadas. No contexto da fotografia de arquitectura o seu uso mais recorrente passa por criar arrastamentos. Existem tanto no formato circular ou quadrado, sendo que este último requer um suporte específico.

Filtro Rollei ND3.0 (10 Stops/ND1000) 100mm Mark II

  • Graduados

Com um formato rectangular, estes filtros necessitam de um suporte específico para colocar na frente do elemento frontal da objectiva. Permite escurecer selectivamente uma parte do enquadramento e equilibrar a exposição de uma cena com grande contraste.

Cartões de Memória

Uma vez que os ficheiros em formato RAW terão um tamanho superior a 20 MB devemos sempre garantir que o número de cartões e a sua capacidade é suficiente para o nosso trabalho.

Baterias

O recorrente uso do LCD e do Liveview rapidamente descarrega as baterias pelo que é importante ter baterias sobressalentes carregadas e prontas a usar.

Outros Acessórios

Alguns acessórios que se podem revelar uteis envolvem uma Capa Protectora para proteger a câmera e a objectiva em condições de humidade, Soprador manual e Caneta de Limpeza. Um mini tripé que possa ser colocado numa mesa. Um Cartão com 18% de cinza para obter a correcção de cores em diferentes condições de iluminação.


Os links apresentados na publicação acima contêm “link de afiliados”. Isto significa que se clicar no link e comprar o artigo, irei receber uma pequena comissão de afiliado. Esta é uma excelente maneira de apoiar este blog sem nenhum custo adicional  para si. No entanto, apenas recomendo artigos que uso, usei ou experimentei e acredito que irá acrescentar valor aos leitores desta publicação.